top of page

Vingadores Ultimato | O último capítulo da saga do Infinito é o ápice desses 11 anos de Marvel Studi


Vingadores: Ultimato. Créditos: Marvel Studios

Vingadores: Ultimato funciona para tudo que se propõe: Uma apoteótica conclusão para uma das maiores sagas que os cinemas já viu, sem dúvidas a maior em números, e é uma celebração para todos que acompanharam de muito perto este universo cinematográfico criado lá em 2008, com Homem de Ferro.

O filme se inicia exatamente aonde Vingadores: Guerra Infinita parou, um pouco após a cena pós-créditos de Capitã Marvel, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço com pouca água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.


Este filme tem uma fórmula única, e mostra todo o trabalho que a Marvel Studios teve para chegar até aqui, não existem pontas soltas após Vingadores: Ultimato, para alguns o futuro é logo ali, para outros é o fim da jornada, e eu garanto, você provavelmente não viu nada tão épico quanto isto aqui, especialmente se referindo á Marvel nos cinemas.

O filme é um marco para o cinema, e tem que ser visto desta forma, chegando ao fato: Não é um filme para todos. Não que o longa tenha algum defeito, já adianto que não, é um filme muito próximo do perfeito, mas não é para todos, especialmente para quem chega aqui sem toda a experiência que foram estes 11 anos de MCU, o filme é uma longa homenagem, que dura 3h1min, e que toca o coração de todos os fãs destes personagens distintos. Thor tem seu momento, Capitão América tem seu momento, Homem de Ferro tem seu momento, Viúva Negra...e por ai vai, ninguém é deixado de lado em Vingadores: Ultimato, principalmente o fã de longa data, preparem seus lencinhos de choro!

Capitão América em batalha. Créditos: Marvel Studios

Em uma jornada desesperada para tentar reverter os danos causados pelo estalar dos dedos de Thanos, a Marvel mostra que não há limites para sua ousadia, e entra em um dos conceitos mais interessantes dos cinemas, e da ciência: Viajem no tempo e espaço! Não podemos entrar em mais detalhes da trama, tampouco na linha temporal do filme, aliás, com 5 minutos de filme você pode ter certeza de que não estava pronto para o que está assistindo. O Ultimato é um outro nível de produção, dificilmente alcançado novamente.


O longa usa e abusa de CGI, e em primeira análise, é muito superior á filmes recentes do MCU como Capitã Marvel e Pantera Negra neste quesito, com envelhecimento e rejuvenescimento facial de cair o queixo, o filme mostra todo o potencial que os cinemas podem alcançar, impressionando até os mais exigentes.


O ritmo é diferente de Guerra Infinita, se em seu filme predecessor, tudo o ocorre em no máximo dois ou três dias, em um ritmo frenético, sendo guiado especialmente pela ação, aqui os heróis de fato encaram as consequências diretas causadas por Thanos, e tem tempo de se planejar para o futuro, contextualizando como o mundo se encontra, e como até os planos de Thanos podem ter dado errado, até para ele mesmo.

Mesmo com seu início lento e melancólico, você mal sente as 3 horas de longa passando, com um banho de fã-service e referências á sagas recentes das hq´s, o filme trânsita em todos os gêneros que a MCU já tratou nos cinemas, o terror da vitória de Thanos, o humor de Thor, a determinação do Capitão América, tudo isso personifica a dinâmica do filme, balançando sempre a experiência do telespectador.

Thanos com seu traje de combate. Créditos: Marvel Studios.

Todos personagens tem seu momento, até os mais recentes dos cinemas, como a Capitã Marvel, mostrando que sim, a personagem é de longe a mais poderosa dos Vingadores, e que uma eventual próxima ameaça para o universo terá de ser realmente poderosa!

Vingadores: Ultimato começa com tristeza e desolação, o fã chega assim, tanto quanto seus heróis iniciam esta última investida assim também, mas deixa um futuro brilhante em aberto e muita coisa para se indagar, e um incrível sentimento de missão cumprida. A Marvel Studios conseguiu alcançar este topo, mas os fãs de longa data também.









bottom of page