Música para um herói sacana
Nessa semana chegou às telas a segunda aventura do herói mais sarcástico, desbocado e politicamente incorreto do universo Marvel. E, com ele, uma boa trilha sonora composta por Tyler Bates.
O compositor californiano, responsável pela música de grandes sucessos do cinema, como os dois Guardiões da Galáxia, Atômica e as duas aventuras de John Wick, o matador implacável interpretado por Keanu Reeves em De Volta ao Jogo e John Wick Um Novo Dia para Matar, criou uma trilha muito melódica para Deadpool 2, com grandes sequências de ação, algumas permeadas por corais agressivos (no bom sentido).
Merecem especial destaque as faixas X-Men Arrive, Fighting Dirty, Holy S... Balls e Mutant Convoy, entre várias outras bastante energéticas e algumas que, inclusive, têm uma pegada pop-rock, com o uso de bateria e guitarras. Se, por um lado, não há grandes novidades estilísticas na música composta por Bates para Deadpool 2, por outro, ela demonstra um avanço gigantesco em relação à irritante e incidental trilha composta por Junkie XL (conhecido também como Tom Holkenborg) para o primeiro filme.
Parceiro habitual de Zack Snyder, para quem criou a música de Madrugada dos Mortos, 300, Watchmen e Sucker Punch – Mundo Surreal, Bates, além de compositor, é guitarrista, cancionista e produtor de discos.
Assim como o filme Deadpool 2 chegou causando polêmica devido a uma lambança do Ministério Público que, após a exibição do primeiro filme na Globo, recebeu uma enxurrada de cartas de pais indignados e decidiu elevar a classificação etária (censura?) do segundo filme para 18 anos, logo após reduzida para 16, o compositor esteve envolvido naquele que foi o mais escandaloso caso de plágio no mundo das trilhas sonoras de filmes. Tyler Bates, em sua trilha para o filme 300 (2006), simplesmente copiou quase que nota a nota, as composições de Elliot Goldenthal para o filme Titus (1999). Ouça abaixo as duas composições e tire suas conclusões (Clique no nome da música):
Polêmicas à parte, Tyler Bates criou para Deadpool 2 uma trilha sonora muito boa, melhor, inclusive, que a de muitos outros filmes de super-heróis que vemos povoar as telas. (Escute uma faixa no link abaixo)
Entre as canções, desponta Ashes, composta e interpretada por Céline Dion (assista ao videoclipe abaixo).