top of page

DC Comics | A esperada saga "O Bóton" chegou ao Brasil, valeu a pena?


A saga mais esperada da DC Comics dos últimos tempos finalmente chegou ás bancas brasileiras, após dois meses de atraso por parte da Panini Comics, a hq chega em dois formatos, um deles em capa cartonada e outra edição mais luxuosa, com capa dura, um bóton em forma de imã e um furo na capa da edição, isso mesmo, um furo. Mas temos que aplaudir o esforço da editora em criar algo novo para suprir a ausência do bóton original em suas capas, uma vez que as editoras fora dos estados unidos não tem direito de reproduzir o símbolo na capa. Siga abaixo um vídeo da galera do Pipoca & Nanquim, que explica a cronologia da hq e a edição abaixo:

Toda a inciativa do "Renascimento" da DC gerou uma polarização de opiniões bem antes de ser publicado, por envolver a hq de Alan Moore no universo convencional da editora, mas é inegável a superioridade das histórias com relação aos novos 52, e que o evento é um sucesso de vendas. Chegando á saga "O Bóton", que prossegue com os fatos ocorridos em "DC Rebirth 01", que iniciou o evento, Batman volta a investigar o bóton do comediante, que apareceu em sua Batcaverna logo após o retorno de Wally West á "vida", revelando que toda a reestrutura temporal no seu universo tinha um dedo de "Watchmen". A história também dividiu opiniões, mas não por sua qualidade, e sim sua relevância, era esperado por parte dos fãs que a hq esclarecesse fatos sobre a influência de Watchmen no universo da DC Comics, mas a hq acabou trazendo mais tramas sem solução, ou seja, mais pulgas nas orelhas dos leitores. Mas isso quer dizer que a hq não valeu a pena?

Muito pelo contrário, a narrativa de King continua a impressionar aqui, fazendo uma saudosa homenagem ao famoso enquadramento que Alan Moore usou em sua obra original, trazendo uma das cenas de ação mais empolgantes dos últimos tempos. Você sabe que o herói não vai morrer, mas vai dizer que não deu uma tensãozinha ver o homem-morcego ser espancado, aparentemente sem saída?

É interessante ver a dupla de detetives da editora trabalhando juntos, cada um com sua ambição pessoal sendo posta em jogo, sendo Barry perseguindo seu nemesis, assassino de sua mãe, ou para Bruce, que encontra seu pai nesta hq, o mesmo do evento Flashpoint, criando um dos momentos mais emocionantes das hq´s nos últimos tempos, se equiparando ao retorno de Wally á cronologia da editora.

Também temos o breve retorno de Jay Garrick, que deixou muitas dúvidas no ar, e uma ansiedade ainda maior para o leitor.

A hq traz novas dúvidas para o universo da DC? Sim! Mas com certeza os fatos decorridos são um plano maior da editora para o futuro próximo, que já declarou que espera Geoff Johns para seguir com os passos definitivos desta iniciativa. Mas e para você? Está claro que o Doutor Manhattan é o culpado pelas crises cronológicas da editora, ou uma surpresa maior está por vir? Resta esperar e conferir tudo que sair do evento "Renascimento" da DC Comics nas bancas. Estamos aguardando.



bottom of page