Riverdale: Muito mais que uma série teen
Imagem: Netflix
Recentemente a Netflix adicionou a seu catálogo os episódios da primeira temporada de Riverdale, série teen da CW que estreou em janeiro de 2017. Explorando um universo surrealista que em determinados momentos parece uma mistura deTwin Peaks e Pretty Little Liars, a produção vem ganhando fãs em todo o mundo.
Mas o sucesso de Archie Andrews (interpretado na série por KJ Apa) e seus amigos vai muito além da TV. A série é baseada nas histórias em quadrinhos da Archie Comics (que originalmente era a MLJ Comics) e existe desde 1941, criada por John L. Goldwater, escrito por Vic Bloom e desenhado por Bob Montana. Curiosidade: a editora foi a pioneira em criar um super herói patriota, The Shield, antes mesmo do Capitão América surgir.
Com o passar do tempo as histórias de Archie e seus amigos Betty Cooper, Jughead Jones e Veronica Lodge se tornaram tão populares que o foco da editora passou a ser as histórias de humor envolvendo os personagens em situações cômicas e muitas vezes bizarras.
Apesar de muito famoso nos Estados Unidos (estavam no topo dos quadrinhos mais lidos durante muito tempo), no Brasil as histórias de Archie ainda são pouco conhecidas. Talvez a maior referência para os brasileiras sejam as personagens da banda musical de Riverdale, Josie e as Gatinhas, que ganhou uma série animada nos anos 70 e que também estão na série de TV. Sabrina ( a aprendiz de feiticeira, como conhecemos aqui no Brasil) também faz parte do mesmo universo.
Imagem: InfanTv
Archie e seus amigos também já estrearam séries animadas: The Artie Show (1968), The New Archies (1987) e no filme para tv Archie: Para Riverdale e Back Again (1990). A música "Sugar, Sugar" famosa no final dos anos 60, foi escrita para a banda formada pelos personagens na animação, e vendeu mais de um milhão de cópias no Reino Unido em 1970, sendo regravada diversas vezes por artistas com o passar dos anos. A série da CW faz várias homenagens a estas produções e aos quadrinhos em seus episódios, para a alegria dos fãs mais fiéis.
Em Riverdale temos um ambiente um pouco mais sombrio do que os quadrinhos, e a história começa quando um assassinato abala a pacífica a interiorana cidade que dá origem ao nome da série, levantando dúvidas sobre a personalidade de cada um de seus moradores e a aparente calmaria do local.
Pouco a pouco, Archie e seus amigos descobrem que nem todos são quem dizem ser, e que há muitas mentiras envolvendo seus moradores. Sob a narração de Jughead Jones (Forsythe Pendleton) a história decorre em estilo noir e surpreende em vários momentos, especialmente por sua atmosfera sombria. A atuação dos personagens também merece destaque.
A segunda temporada de Riverdale teve sua estréia em 11 de outubro de 2017 e atualmente pode ser vista pela CW.