O Deus do Trovão em Blu-ray
A pouco mais de um mês da estreia de Vingadores: Guerra Infinita, filme que promete ser o ápice dessa primeira década do Universo Marvel nas telas, chega às lojas a terceira aventura do Deus do Trovão, Thor Ragnarok. O filme foi lançado em DVD, Blu-ray, Blu-ray 3D e um Steelbook contendo um combo com essas duas últimas versões.
Embora seja um dos filmes mais legais do MCU, Thor Ragnarok foi bastante criticado por uma legião de fãs pelo que consideraram um excesso de humor. A produção, no entanto, está longe de ser essa comédia que muitos detratores alardearam. Nos extras do Blu-ray, o produtor Kevin Feige deixa claro que esta guinada no tom das aventuras do filho de Odin foi proposital e a adição de humor foi para equilibrar o tom mais sério dos primeiros exemplares da série.
Ao conhecermos a figura que é o diretor neozelandês Taika Waititi (foto acima), entendemos a pegada pop/rock do filme, que mostra a que veio logo na primeira cena de ação, embalada pela clássica canção Immigrant Song, do Led Zeppelin. Taika parece o tempo todo estar fumando um cigarro elétrico de maconha ligado no 220V, e isso vemos logo de cara na sua introdução ao filme, com pouco mais de um minuto de duração.
Críticas à parte, o que poucos notaram é que Thor Ragnarok foi o filme da Marvel que melhor traduziu a arte de Jack Kirby para o cinema. O colorido, que ora parece exagerado, especialmente nas cenas passadas em Sakaar (foto acima) foi planejado com esse objetivo. O desenho de produção do planeta parece ter vindo diretamente da mente e da prancheta do genial artista, como podemos observar nas diversas comparações exibidas nos featurettes.
A imagem do Blu-ray, em 1080p, nítida e cristalina, é referência entre os novos lançamentos. O áudio DTS HD-MA 7.1 é ótimo, super detalhado, mas não tem o impacto esperado dos graves para um filme desse porte.
O material extra não é extenso, mas atende bem à curiosidade do espectador com relação aos bastidores da película:
- Entrando em contato com o seu Thor Interior (6:39) - Uma discussão sobre a história do personagem nos filmes recentes, o tom dessas produções, a evolução de Thor e da atuação de Chris Hemsworth.
- Mulheres Imbatíveis: Hela & Valquíria (5:58) – Explora as duas principais personagens femininas do filme, interpretadas por Cate Blanchett e Tessa Thompson.
- Encontrando Korg (7:34) – Acompanha o diretor maluco, Taika Waititi, em sua interpretação, por meio de captura de movimento e voz, do gladiador de pedra Korg.
- Sakaar: No limite do conhecido e do desconhecido (8:24) – A equipe discute o visual único e repleto de cores do mundo de Sakaar.
- Jornada ao mistério (5:47) – O vídeo mostra a posição do filme na linha do tempo do MCU e as influências dos quadrinhos em sua produção.
- Erros de gravação (2:18).
- Equipe Darryl (6:08) – Após perder o Deus do Trovão como companheiro de quarto, o incansável Darryl conhece a única pessoa que respondeu ao seu anúncio: o Grão Mestre (Jeff Goldblum).
- Marvel Studios: Os primeiros dez anos – A Evolução dos Heróis (5:23) – Uma rápida e muito bem editada retrospectiva do MCU, desde o lançamento de Homem de Ferro, em 2008, até a expectativa para a chegada de Vingadores – Guerra Infinita.
- Cinco cenas estendidas ou deletadas (5:43).
- Duas sequências animadas em 8 Bit (3:15).
- Comentários em áudio do diretor Taika Waititi.
O Blu-ray de Thor Ragnarok é obrigatório para os fãs do personagem e do Universo Marvel nas telas. E que venha a Guerra Infinita!