top of page

Crítica | Dark: Novidade da Netlflix é a melhor e mais inteligente série de suspense da atualidade.


A questão não é quem, não é aonde e nem porque, e sim quando. Com esse interessante slogan, a série de suspense alemã da Netflix, Dark, intrigou o mundo, e alcançou todas as expectativas esperadas.

A série narra a história de quatro famílias que moram em uma pequena cidade no interior da Alemanha, chamada Winden. Elas lidam com o desaparecimento de duas crianças, que misteriosamente acaba afetando relações da pequena cidade e desenterra uma ocorrência aparentemente sobrenatural que data de mais de 30 anos.

Se situando nos anos 80, a série começa como um clássico filme adolescente, explorando o grupo, suas relações e seus problemas pessoais, só que os problemas destes adolescentes em questão são muito mais pesados do que os dilemas de um adolescente comum, tudo isso em uma Alemanha recém vítima do acidente de Chernobyll, e nos temores da Guerra Fria, fazendo com que a gélida cidade de Winden fique ainda mais soturna. Com um clima pesado, e uma ótima fotografia, a série mantém o clima de suspense até a metade de sua primeira temporada, depois inicia o desdobramentos da trama, com temas inteligentes e altamente surpreendentes.

Com um elenco em sintonia, a trama fica ainda melhor desenvolvida, recheada de bons atores a série surpreende o espectador, que em sua maioria não conhece os rostos da série, que foge do centro norte-americano.

Mas quem se destaca realmente na série é a trama,e a complexidade dos temas envolvidos. Tentando fugir de SPOILERS, a série trabalha assuntos como buracos negro, viagem no tempo e ciência pura, na visão dos ótimos produtores Emre Sahin, Kelly McPherson e dos criadores Baran Odar e Janjte Friese que teceram uma grande história de suspense, inovadora em muitos sentidos, e que conseguiu unir vários elementos clássicos que estão novamente na moda, como a vibe de filmes dos anos 80, sem se prender na nostalgia, sendo uma série muito mais autoral e expressionista. Dark está no catálogo da Netflix, e todos os 10 episódios da primeira temporada já estão disponíveis.

Siga o trailer abaixo:


bottom of page