top of page

Você precisa ler | A poderosa Thor.


Estamos começando aqui e agora um post semanal, aonde postaremos o que consideramos leituras indispensáveis hoje em dia, sejam livros, histórias em quadrinhos, fan fics, etc. E começaremos com uma personagem que vem cativando o seu público a um grande período de tempo, contradizendo toda a fase que sua editora vem passando atualmente. Estamos falando da poderosa Thor. Um dos símbolos da atual e criticada fase da Marvel, chamada de Totalmente nova Marvel, o quadrinho da Thor reúne nomes já conhecidos na hq do herói como o escritor Jason Aaron e o brilhante desenhista Russell Dauterman, dupla criativa que já fazia parte da hq do Thor no selo Marvel Now.

Mas o que faz da Thor uma personagem tão incrível, fazendo com que todo run de Aaron no Thor seja considerado por muitos leitores um grande candidato a ser a melhor fase do Thor de todos os tempos, superando a dupla Stan Lee e Jack Kirby, e até mesmo Walter Simonson? Bom, porque é épico, no sentido literal da palavra!


A poderosa Thor de Aaron deixa a dinâmica viking que o escritor tratava Odinson e traz uma personagem com um dos dilemas mais bonitos e metafóricos que já foi tratado em uma hq de super-heróis: A personagem fatalmente vai morrer enquanto estiver salvando o mundo. Isso porque seu alter ego, agora a ex-namorada de Odinson, Jane Foster está sofrendo de um gravíssimo câncer, e que a cada vez que empunha seu martelo mágico Mjolnir para se transformar no deus do trovão, seu tratamento é zerado, ficando cada vez mais fraca e debilitada, caminhando lentamente para sua morte. Aaron nos mergulha na mais épica jornada de um herói, que é o seu maior sacrifício, a morte para salvar os outros, sua vida pela do próximo, o que já deveria ser o suficiente para o seu interesse nessa temática inovadora e interessantíssima que o escritor aborda. Mas tem mais, claro.


Se uma outra pessoa empunhando Mjolnir a não ser seu filho favorito, já deixaria Odin furioso, imaginem o que uma mulher não faria para um deus egocêntrico e antiquado como o "Pai de todos"? Sim, Odin fica tão enfurecido, a ponto de declarar a poderosa Thor como uma traidora de Asgard (agora denominada Asgárdia, e orbitando o planeta Saturno), culminando em um aguerra civil em Asgárdia, dividindo os defensores da heroína e os defensores de Odin, fazendo com que o deus errante aprisionasse sua própria mulher, uma vez que a mesma defendia a nova deusa do trovão. Batalhas épicas retratadas pelo traço de Dauterman, com as incríveis cores de Mathew Wilson e a narrativa de Aaron são um deleite a parte desta hq, o que deixa tudo mais grandioso e bonito de se acompanhar.



Mas os fãs de Odinson, o Thor original não devem ficar decepcionados, achando que seu herói foi deixado de lado, Thor Odinson aqui é figura constante na hq, sendo retratado de uma forma muito mais violenta, muito mais semelhante a de um viking, com seu braço decepado pelo elfo negro, Malekith, o herói volta a empunhar seu machado Jarnbjorn, o mesmo que o próprio Aaron trouxe a tona, em suas histórias do jovem Thor.

E se você acompanha a revista mensal do Thor no Brasil (e deveria, ainda mais após este texto), na edição 7, é iniciado a hq Thor: Indigno, que narra as aventuras de Odinson em sua redescoberta e a procura de um martelo mágico perdido. Aaron não deixa a desejar no quesito mitológico e explora todo o panteão de vilões do Thor, acrescentando mais elementos da cultura nórdica, deixando tudo mais interessante, como por exemplo a narração do Viking mais poderoso de todos os tempos, Bodolf. Um conto narrado por Aaron com a arte pintada de Rafa Garres que vai te deixar de queixo caído, e que mostra todo potencial e estudo que o escritor trouxe em sua abordagem do deus do trovão.

A revista do Thor é com certeza digna de sua atenção, com um texto que mescla o épico ao divertido, você com certeza deveria dar uma chance a mensal do Thor.

Para os fãs de TPB´s americanos e encadernados brasileiros, não deixem de conferir nosso link da Amazon com alguns encadernados relacionados ao tema do texto. Comprem de nossos links e ajudem o site a crescer.

Link:encurtador.com.br/gJKO6


bottom of page