top of page

Defensores | Crítica da primeira temporada.



Os Defensores estão reunidos pela primeira vez, em um evento que tinha pretensão de ser tão importante para as séries de televisão da Marve/Netflix, quanto os Vingadores de 2012 foi para a Marvel Studios, heróis urbanos como Demolidor, Punho de Ferro, Jessica Jones e Luke Cage foram reunidos pela primeira vez nesta série de 8 episódios.

E o primeiro desafio da Marvel/Netflix seria em como desenvolver uma história que afetasse todos os heróis, sem que fosse algo forçado, que os personagens fossem se interagindo de forma orgânica e simples, e conseguiu. Motivo de crítica para alguns telespectadores, os heróis se juntam todos de fato no 4 episódio da série, que teve seus primeiros 3 capítulos quase que exclusivamente para situar todos os personagens após suas respectivas séries, e fazendo com que o Tentáculo afetasse cada um deles de forma diferente.

Novos personagens são apresentados como a vilã Alexandra, interpretada por Sigourney Weaver, e outros membros do Tentáculo, como Sowande e Murakami, e os já conhecidos Madame Gao e o péssimo Bakuto. Motivo de elogios em praticamente todas as séries da Netflix com a Marvel, os seus fortes vilões, aqui é motivo de crítica, contando com um já pessimamente adaptado Bakuto e uma enfraquecida Madame Gao, os novos vilões, Alexandra, Sowande e Murakami não demonstram o perigo que deveriam, com enfase em Murakami, que tem uma excelente cena de introdução, fazendo os telespectadores realmente acreditar em sua ameaça, mas que decepciona quando o vilão entra em ação.

Elektra, personagem que na série é quase que vilã em toda sua existência tem aqui uma atuação bem mais inspirada que na série do Demolidor, convencendo e até surpreendendo como personagem na série, tendo ótimas cenas de ação, se destacando neste quesito. Falando em ação, que já havia sido fortemente criticada na série do Punho de Ferro, aqui tem um upgrade considerável. As coreografias são bem executadas, e quando os quatro heróis se juntam na tela, fica algo bem bonito. Ressalva para o terceiro e quarto episódio que tem as melhores cenas de luta envolvendo toda a equipe, com grande sintonia entre os personagens, a interação entre as duplas Luke Cage e Punho de Ferro, e Jessica Jones e Demolidor funcionam muito bem. Cenas de briga entre Luke e Danny são capazes de tirar um sorriso do mais carrancudo dos nerds. A trama da série acerta em usar vários elementos das hq´s como base, a fase de Ed Brubaker pelo Demolidor, colocando o herói e Punho de Ferro na mira do Tentáculo é acertadíssima, dando importância especial na trama para os dois que já tem um histórico de rivalidade com o grupo vilanesco tanto nas séries quando nos gibis.


Na trama o Tentáculo usa seus recursos para reviver Elektra e assim ter a arma suprema para destruir Nova York, semelhante as motivações da Liga das Sombras, na trilogia do Batman por Nolan, o vilões aqui querem subjugar a grande cidade e espalhar mais ainda seu poder pelo planeta, mas a motivação do grupo diversas vezes se perde na série, deixando quem assiste confuso, outrora querendo destruir a cidade, ou voltar para Kun Lun, a motivação dos vilões se confunde no decorrer da série, acabando sem saber exatamente qual era seu objetivo, caindo bastante de qualidade. Qualidade que também se enfraquece tanto na trama como na produção da série, se nos primeiros 6 capítulos temos um jogos de câmeras interessante, como no julgamento envolvendo Matt Murdock, lutas interessantes como o embate entre a equipe contra o Punho de Ferro, nos dois últimos episódios da série temos cenas de total vexame, como a destruição do edifício Midland Center, mesmo levando em consideração o orçamento de uma série para televisão, um trabalho muito mais caprichoso poderia ter sido feito nesta cena.


Defensores da Netflix é um conjunto de bons acertos e alguns erros, deixando sim, o fã satisfeito, mas deixa um ar de que poderia ter sido algo muito mais marcante, que infelizmente perdeu muito de sua qualidade na reta final, com erros de produção e falhas no roteiro. Mas que também deixa um futuro promissor envolvendo os personagens da série, que já tem suas novas temporadas anunciadas para os próximos anos.



bottom of page