top of page

Scott Snyder, de Batman, se abre sobre depressão em seus anos de maior sucesso.


Scott Snyder é um dos melhores escritores da DC Comics, e o escritor moderno definitivo de Batman com Detective Comics, Batman e All-Star Batman . Mas por trás disso, o sucesso, foi uma pessoa que lutou com doenças mentais durante a maior parte de sua vida adulta. Ao longo dos anos, Snyder abriu intermitentemente nas mídias sociais para lidar com a depressão e a ansiedade e como ele lida com ela em sua vida cotidiana, comentando como lutou contra esta grave doença e quem o ajudou nesta batalha.


"Sim, eu comecei a lidar com a depressão quando tinha mais ou menos 18 ou 19 anos. Tive um monte de lutas muito ruins no começo da faculdade", disse ele a Newsarama em uma entrevista sentada na MegaCon em maio. "Eu realmente simplesmente me separei e não consegui entender o que estava acontecendo. Nunca tinha passado por uma quantidade incapacitante antes e me senti ofuscado por todas as circunstâncias de tudo. Você sabe, estar longe de casa, estar longe da namorada. Tudo começou a somar. Eu não me tratava bem e não cuidei de mim mesmo. Comecei a me sentir cada vez mais ansioso e então caí em um lugar realmente ruim ".


Ele mencionou como ao longo dos anos ele começou a se familiarizar muito com a forma como a depressão funciona, bem como a ansiedade, e que ele começou a ver um terapeuta regularmente, além de tomar medicação.

"Eu tive meus altos e baixos com isso ao longo dos anos, mas eu sinto que eu aprendi a me administrar e entender a mim mesmo e como isso funciona tudo o que posso".


Snyder falou sobre a galeria desonesta de Batman e como ele nunca se sentiu confortável com a demonização de doenças mentais.


"Você sabe que com Arkham sempre houve uma conversa sobre mudá-lo para outra coisa, então não é Arkham Asylum, então se torna algo mais do aspecto punitivo. Especialmente porque esses vilões coloridos e mundanos não têm correlação com a doença mental de maneira realista ", disse ele.


Ele então explicou, porém, que esse tipo de coisas estão bastante enraizadas de certa forma, mas como ele viu isso. Não é que esses próprios vilões são extensões de qualquer doença mental particular, mas o que elas representam: os maiores e maiores medos de Batman.




"O Coringa, em particular, fala sobre coisas quando ele está provocando Batman sobre o trabalho de sua vida com sua família, com sua missão, tudo sendo reduzido a nada. Ele está apenas dizendo que ele não tem valor. Estas são coisas que realmente repetem na minha cabeça na minha vida quando não me sinto bem. Quando o Duas caras tá ameaçando o Batman, ele não está realmente falando sobre ser uma personalidade bipolar ou dividida ou algo assim. Ele está realmente dizendo no fundo que "as pessoas são feias e eu sei que são" e assim por diante. Isso é algo quando me sinto ansioso ou sobrecarregado com a notícia em algum momento ou uma história realmente terrível, você começa a se perguntar sobre a escuridão humana e então você começa a se preocupar com você e outras pessoas. Eu olho para os vilões como maneiras de explorar meus próprios medos e ansiedades mais profundas. No entanto, isso me permite explorar coisas que eu sinto de forma aguda quando não estou bem ".


"Arkham é apenas uma prisão gótica colorida para seus vilões favoritos", disse Snyder. "Para estigmatizá-lo dizendo que é um asilo é uma visão desatualizada da doença mental, mas acho que, de certa forma, gostaria que não fosse esse o caso . Eu queria que não fosse um asilo, mas ao mesmo tempo, eu realmente adoro Arkham Asylum. Eu amo o nome. Eu amo a história. Está tão profundamente enraizado no meu coração e na minha psique, então, sempre que ouço 'Arkham Asylum', eu adoro isso".


"Eu acredito como um problema tão sensível como alguém que é relativamente aberto sobre o meu próprio relacionamento com doenças mentais", acrescentou ele, "ao mesmo tempo, eu sinto que as pessoas que entendem o léxico de Batman bem o suficiente.Aponte para saber que isso não está dizendo que pessoas com doenças mentais são vilões. Os personagens nunca foram feitos assim "


Ele continuou a dizer sobre como você pode fazer o argumento de que alguns dos personagens estão sofrendo e perturbados, mas, em nenhuma circunstância, são extensões com qualquer doença mental particular.


"Você poderia dizer que Zsasz é um sociopata ou psicopata e fala sobre essas coisas, mas ele poderia facilmente estar numa prisão".


Falando sobre os procedimentos de autocuidado, Snyder explicou o que funciona para ele e, embora possa parecer fora de forma, o escritor ganhador de Eisner nos disse que estava voltando a exercitar-se que o ajudava.


"O exercício é realmente importante para mim e eu tento executar quase todos os dias. De um jeito pequeno, eu me sinto produtivo mesmo que eu me sinta sobre o meu trabalho e secundariamente, eu me sinto melhor após o exercício. As endorfinas ou o que quer que seja ... funciona. "


Além de trabalhar fora, Snyder comentou que ele gasta muito tempo com sua família e se certifica de fechar as coisas durante a noite que tem que ver com suas preocupações e garante o suficiente para dormir. Ele abriu sobre seus problemas com beber no passado como um mecanismo de enfrentamento.


"Eu caí em padrões onde eu estou auto-medicando e se eu estive realmente deprimido, eu costumo começar a beber demais. Eu já estive mal com isso às vezes "."Então, seja cuidadoso no tipo de comportamentos com os quais você está se ajudando, mas não está ajudando a si mesmo", disse ele. "Permanecendo até tarde, olhando as coisas que o incomodam, comportamento de padrão repetitivo e acredite em mim, passei por tudo isso".


Snyder contou uma história durante o trabalho no "Year Zero" de Batman há alguns anos atrás, ele passou por um ataque real com ele e seu parceiro artístico de longa data, Greg Capullo, notou que algo estava mal.




"Capullo me ajudou quando eu não estava agindo como eu. Eu não podia tomar decisões, eu estava constantemente duvidando de mim mesmo e estava desconcertado com essas ferramentas comuns que eu uso e como elas quase se tornaram como esses objetos alienígenas. O que é uma metáfora? É o desenvolvimento do personagem? Como faço isso? Eu simplesmente não me lembrei. Era terrível. "


Snyder explicou o que o ajudou nesse momento difícil.


"Basta escrever através dele. Para mim, passando pelo comportamento que você está mais nervoso. Quando se concentra no trabalho como, eu sou um escritor terrível, não tenho valor e, você sabe, essa voz continua apenas para "sentar-se lá e escrever de qualquer maneira".Para mim, cada livro tem um aspecto diferente das coisas sobre as quais me preocupo quando estou mais ansioso. Quando minha esposa ficou grávida, tive um momento difícil porque estava aterrorizada por ser um pai horrível. Eu lutei no início quando entrei nesse papel, mas agora eu adoro isso. É o melhor trabalho do mundo, mas você pode passar por momentos de ressentimento e Wytches me permite explorar essas coisas de maneira sombria de uma forma que me deixa vulnerável e envergonhado".


Por fim, em uma nota positiva, Snyder ofereceu palavras para aqueles que passaram pelo que passou, que poderia ajudá-los


"O meu maior é ir buscar ajuda. Se você pode obter alguém profissionalmente, faça, se não, fale com seus amigos e familiares. Saiba sobre o que isso realmente é. Não há nada de errado com você, é o fato de estar doente e não deve sofrer sozinho e sentir que não tem valor. Encontre aqueles que podem ajudá-lo e conversar com você e ajudá-lo, mesmo do ponto de vista médico. Basta entender o que está acontecendo e não se culpe. Você pode ser forte ".



bottom of page