top of page

A polêmica em X-men:Gold.


Depois da estréia de X-Men: Gold, semana passada, alguns fãs foram rápidos em notar mensagens ocultas em alguns desenhos, mensagens de teor político e religioso inseridas na arte pelo artista Ardian Syaf. Primeiramente apontado pelo usuário do Reddit 'wdowney', as mensagens referem-se a versos específicos do Alcorão e usam códigos que fazem referência à situação política atual na casa de Syaf, a República da Indonésia - mensagens que, no contexto, podem ser tomadas como anti -semítico e anti-cristão. A primeira mensagem inserida em X-Men: Gold # 1 é uma imagem de Colossus em uma camisa que diz "QS 5:51", uma referência ao capítulo 5, versículo 51 do Alcorão, que em tradução inglesa comum diz "O you Que acreditaram, não tomam os judeus e os cristãos como aliados. Eles são, de fato, aliados um do outro. E quem for aliado entre eles, então ele é um deles. Na verdade, Deus não guia as pessoas malfeitas. "No entanto, a tradução indonésia comumente usada do verso usa o termo" líderes "em vez de aliados. Enquanto diferentes interpretações do Alcorão atribuem significados diferentes ao capítulo 5 versículo 51, na Indonésia o verso tem sido usado como um ponto de encontro contra Basuki Tjahaja Purnama, o governador cristão da capital de Jacarta. Alguns muçulmanos indonésios acusaram Purnama de blasfêmia contra o Alcorão, um crime na Indonésia, e pediram sua remoção do cargo ou prisão.


O artista Adrian Syaf retornou às mídias sociais depois de um breve hiato depois que suas mensagens ocultas políticas e religiosas no X-Men deste mês: O ouro # 1 foram expostas. Em um post em sua página no Facebook, o artista indonésio disse que "minha carreira acabou". Aqui está sua declaração: Olá, mundos ... Minha carreira acabou agora. É a conseqüência o que eu fiz, e eu pago. Por favor, não mais zombaria, não mais o ódio. Espero deixar tudo em paz. Nesta última chance, quero dizer-lhe o verdadeiro significado dos números, 212 e QS 5:51. É número de JUSTIÇA. É número de AMOR. Meu amor ao Alcorão Sagrado ... meu amor ao último profeta, o Mensageiro ... meu amor a ALLAH, O Único Deus. Peço desculpas por todo o barulho. Adeus, Que Deus os abençoe a todos. Eu amo tudo em você. -Ardian Syaf.

Após a polêmica o artista foi demitido da Marvel, e nenhum artista substituto para X-men:Gold foi anunciado ainda.


bottom of page