top of page

Marvel Studios e Marvel Netflix, porque tão complicado?


Recentemente foi noticiado que o Punho de Ferro não usaria uniforme de qualquer tipo em sua série da Netflix, o que é uma pena para os fãs raízes de super-heróis, e que levanta muitas questões. Ambos os universos, Marvel Studios e Marvel Netflix são o mesmos correto? Em um deles, por mais sério que a história seja, como em Soldado Invernal, os heróis usam uniformes coloridos e sem vergonha alguma, os escritores abraçam que estão tratando de SUPER-HERÓIS, que foram concebidos usando uniformes coloridos e apertados desde os seus primórdios, totalmente diferente de como são tratados nas séries da Netflix, por serem heróis mais urbanos.

Mas essa diferença de ambientação é o suficiente para uma tão conduta tão diferente entre os personagens de um mesmo universo? O que funcionou muito bem na estréia da primeira temporada de Demolidor e agora com Jessica Jones, Luke Cage e a segunda temporada de Demolidor, não funcionou tanto? Porque uma maior ou total interação entre os dois estúdios seria muito importante? Bom, vamos começar a enumerar alguns fatos. 1- Relações entre personagens que nunca poderão acontecer.

A Marvel é uma editora de quase 80 anos, e no decorrer deste tempo, muitos personagens que aparentemente não tem uma semelhança um com o outro já tiveram uma grande relação, que da maneira em que os estúdios da Marvel estão distanciados, nunca irão ter tal relacionamento adaptado, o que poderia ser uma grande perda de conteúdo, por exemplo, Demolidor e Viúva Negra. Muita gente não sabe mas nos anos 70,80, um pouco antes do mestre Frank Miller revolucionar o personagem em sua passagem pela Cozinha do Inferno, o Demolidor e a Viúva Negra não somente viviam um relacionamento como dividiam um quadrinho, por um breve período de tempo a revista do Demolidor levou o nome de Viúva Negra junto ao dele, e a relação dos dois era interessantíssima, o ar espionagem noir que envolve a heroína, junto com a vida dupla de Matt Murdock, como vigilante e advogado gerava momentos muito bons e histórias memoráveis até hoje. No Brasil recentemente foi publicado toda a passagem de Frank Miller no Demolidor em 3 volumes, nestes volumes você encontra algumas histórias dos dois personagens juntos.


2- A mudança de escala nas histórias.


Guerra Civil foi um sucesso nos cinemas, a trama foi bem escrita e desenvolvida, com pequenas ressalvas (Barão Zemo) e a incrível adição de personagens ricos como o Pantera Negra e o Homem-Aranha ao universo cinematográfico da Marvel, mas é inegável que a escala da histórias adaptada aos cinemas é incomparável com a das HQ´s. Uma história que impactou o universo Marvel durante 7 meses diretamente e mais um ano aproximadamente com suas consequências, poderia ser muito melhor traduzido com a presença de heróis da Netflix por exemplo, infelizmente não podemos contar com os heróis da Fox, como Quarteto Fantástico e X-men, mas o título de Guerra Civil teria muito mais impacto com um elenco um pouco maior, sem dúvidas.


3- O Impacto dos filmes nas séries.


Se um fato muito elogiado na primeira temporada de Demolidor, foi a contextualização das ruas e subúrbios de Nova York, tendo toda a sua infra estrutura enfraquecida após os eventos da invasão dos chitauri em Vingadores 1, tendo a ascensão do Rei acobertada na especulação imobiliária, o próprio apartamento de Matt e seu escritória de advocacia sendo adquiridos por um preço muito menor, devido a reconstrução da cidade, em outras temporadas não vemos isso, seria interessante vermos o descrédito dos heróis após os eventos de Ultron em Sokovia, ou os dilemas de policiais locais na tratativa com os seus defensores, tendo que prender os super-heróis de seu bairro devido a lei de registro da Guerra Civil, ainda é uma incógnita se tudo isso sera inserido nas temporadas a frente, como Punho de Ferro e Defensores, mas aparentemente não.


4- Uniforme não tira a seriedade.

Como começamos o texto com este assunto, nada mais justo terminamos falando dele novamente, aparentemente Danny Rand não usará eu uniforme de Punho de Ferro na série, o que é uma pena, o uniforme do Punho de Ferro não somente é icônico e heroico por suas cores e cortes mas também representa a honra que o detentor do poder do "Punho de Ferro" tem. Convenhamos que se vão adaptar Kun Lun, uma cidade ancestral que aparece na terra de era em era, e o dragão Shun Lao que dá os poderes ao Punho de Ferro ao derrotado, não deveria ter "vergonha" de utilizar uniformes em seus personagens.


Estes foram alguns pontos sobre a complexa relação entre os estúdios da Marvel, a próxima série, do Punho de Ferro, estréia dia 17 de março na Netflix, e o próximo filme da Marvel, Guardiões da Galáxia volume 2 estréia dia 5 de maio nos cinemas.




























bottom of page