Marvel vs Fox: Até aonde o cinema vai afetar os quadrinhos.
O cinema é o futuro dos heróis, esse é o quadro atual e o que se prevê, infelizmente, os quadrinhos não vendem metade do que vendiam antigamente, as mídias não impressas são cada vez mais fáceis e acessíveis e o futuro aponta para este caminho, mas até aonde a briga entre estúdios e direitos dos heróis nas telonas influência nos quadrinhos e títulos atuais ? A Marvel vem passando por várias reformulações nos últimos anos, a mais nova é a ALL NEW DIFERENT MARVEL, algo como Totalmente nova Marvel, a super saga atual nos estados unidos deve chegar no Brasil em fevereiro de 2017 e é posterior aos acontecimentos da saga Guerras Secretas, e fato decorrente desta saga e que desperta muita fúria nos fãs é o sumiço do título do Quarteto Fantástico e a grande redução nas revistas dos X-men. É isso mesmo, o Quarteto Fantástico não tem mais seu quadrinho publicado nos Estados-Unidos, o longevo quadrinho, publicado desde os anos 60, que conquistou milhões de fãs, 4 filmes, jogos de videogame, desenhos animados e mais, teve seu quadrinho cancelado. E tal decisão foi declarada pelos próprios responsáveis da Marvel como uma decisão totalmente influenciada pelos direitos cinematográficos do Quarteto serem da Fox. Quadrinhos de heróis do tamanho do Quarteto Fantástico, com a legião de fãs que carrega, foi oficialmente deixado de lado por uma "briga" empresarial, uma pena, heróis grandiosos, considerado pelo próprio criador, Stan Lee, como o maior quadrinho de super heróis do mundo, na década de 60, opinião estampada na edição de número 3 do Quarteto.
Outro fato que vem acontecendo é a redução dos gibis dos mutantes, junto com a constante morte de muitos dos mutantes favoritos, a Marvel vem minando os mutantes de seus gibis e de seu universo nos quadrinhos, adotando uma curiosa maneira de substituir os mutantes em sua importância nos quadrinhos e para os fãs, cada vez mais publicando quadrinhos dos Inumanos e menos dos X-men, não coincidentemente a Marvel já confirmou um filme dos Inumanos para o seu universo cinematográfico. O que é uma péssima estratégia da Marvel, que tenta substituir um quadrinho por outro, os Inumanos que sempre foram grandes heróis, mas de um escalão menor, não tem a mesma aceitação que os fãs dos mutantes tem. Curioso é que atualmente nos USA está sendo publicado um gibi chamado X-men vs Inhuman, a guerra entre os X-men e os Inumanos não está sendo batalhada apenas fora dos quadrinhos, mas dentro deles também.
Os Inumanos como seres "imperfeitos" assim como os X-men, pode ter a mesma aceitação para os fãs dos mutantes, assim na visão dos chefões da Marvel.É uma pena a atual visão dos chefões da Marvel, afinal os cinemas e séries de televisão não foram feitas para substituir os quadrinhos e sim para ampliar o seu alcance, em várias mídias diferentes, várias faixas etárias e renovar a geração dos fãs. É uma pena imaginar que a próxima geração possa crescer lendo quadrinhos e ver que heróis como o Quarteto Fantástico, que sempre trouxe lições como companheirismo, respeito pelas diferenças e a valorização da família, possa ser apenas uma memória, afinal, os quadrinhos sempre fizeram parte da formação dos pequenos fãs e não motivo de uma grande briga empresarial.